FALTAM
Dias
Min
Seg

A Maratona Cidade de Salvador é o mais novo produto da capital baiana, que chega para fortalecer a plataforma de eventos da cidade como estratégia de desenvolvimento econômico. A expectativa da Prefeitura é introduzir a cidade no circuito nacional de competições de rua.

O lançamento do projeto acontece em um momento onde o turismo esportivo se torna um importante alternativa no país. Dados atuais do Ministério do Turismo apontam que o desenvolvimento do turismo de esportes traz oportunidades, como o estímulo a outros segmentos e produtos turísticos, e contribui para a diminuição dos efeitos da sazonalidade.

Isso porque reunir esporte e turismo é uma ideia cada vez mais difundida entre os brasileiros, que se espalham pelas corridas de rua em todo o mundo. Os chamados “maraturistas” são conhecidos por se programarem com antecedência, escolher o destino e pegar a estrada, e Salvador pode se tornar o mais novo destino desses grupos.

Para a primeira edição do projeto, a Prefeitura tem como expectativa reunir cerca de quatro mil corredores. Com o amadurecimento da prova, em alguns anos, o objetivo é que a Maratona alcance lugar de destaque no cenário nacional e internacional de corridas de rua e se torne o terceiro maior produto de Salvador, atrás apenas do Carnaval e do Réveillon.

Provas e percursos - A Maratona Cidade de Salvador acontecerá pela primeira vez no dia 22 de outubro (domingo). A competição que buscará atrair corredores de todos os níveis terá provas de 5km e 10km, a meia-maratona (21km), a maratona (42km) e a corrida de revezamento com equipes compostas por quatro atletas (40 km / 10km cada atleta).

Todas as largadas serão realizadas do Farol da Barra, às 5h30. Os retornos acontecerão na praça Eliana Kertész para os atletas que disputarão os 5 km e no Teatro Sesi do Rio Vermelho para as corridas de 10 km. Aqueles que disputarão a meia-maratona e a maratona individual o retorno será no Jardim de Alah. Já a maratona de revezamento terá seu retorno no Largo da Mariquita.

Estrutura – Para garantir a segurança dos atletas durante as competições a Maratona Cidade de Salvador contará com a instalação de três pontos de atendimento médicos, cinco ambulâncias estacionadas em locais estratégicos das provas, 10 pontos de hidratação – um a cada 2km, 120 mil unidades de água e mais de 300 profissionais envolvidos na organização.

Entretenimento – Para deixar todo o circuito animado e convidar a população para interagir com esse megaevento, será montado um palco antes do ponto de largada. Apresentações do grupo FitDance abrem as apresentações no local que se encerram com um super show do Alavontê, que promete fechar com chave de ouro essa primeira edição da Maratona Cidade de Salvador.

Ao longo do trajeto mais música anima os atletas e o público que prestigia a corrida. Isso porque três cabines de DJ’s serão instalados ao longo das provas.

Homenagem – Os primeiros colocados de cada competição levarão para casa troféus que homenageiam um dos maiores entusiastas e praticante de corridas de rua da Bahia e do Brasil, Ayrton Ferreira dos Santos.

Esse grande incentivador das corridas de rua participou e foi decisivo na criação da AVAB (Associação dos Veteranos de Atletismo da Bahia). Foi um dos mentores da tradicional Corrida dos Engenheiros, promovida anualmente pelo Clube de Engenharia da Bahia.

Ayrton Ferreira escreveu quatro livros e durante anos foi colunista de sites de corrida no país. As suas obras são: “Porque correr”, de 1979, “Diário do corredor”, em 1980, “Maratona”, em 1984, e “A mulher na corrida”, 1990.

Inscrições – As inscrições para a Maratona Cidade de Salvador iniciam nesta segunda-feira (24) e pode ser feita através do site www.maratonasalvador.com.br. No site será possível saber todos os detalhes sobre a competição. A entrega dos Kits para a corrida será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro em local a ser definido.